Médico de graça: onde é possível realizar consultas e exames especializados em Salvador

Médico de graça: onde é possível realizar consultas e exames especializados em Salvador

Juliana Montanha/Correio 24 horas

Cardiologia, pneumologia, gastroenterologia e clínica geral são algumas das 20 especialidades médicas oferecidas nos quatro Multicentros de Saúde de Salvador: Carlos Gomes, Liberdade, Vale das Pedrinhas e Amaralina. Nestes espaços, além de realizar consultas e exames especializados, a população também tem acesso a vacinas e medicamentos. E a melhor parte é, que além de ser de graça, existem especialidades ondem sobram vagas de um mês para o outro. Para ajudar as pessoas que encontram dificuldades em realizar procedimentos médicos, o CORREIO listou, além dos multicentros, outras unidades de saúde que também possui atendimento especializado e gratuito.

Inaugurado em junho do ano passado, o Multicentro da Carlos Gomes é o mais procurado pelo público. “Isso se dá principalmente por conta da localização e da oferta de serviços que não possuem nos outros multicentros. Fonoaudiologia, reumatologia, neurologia e fisioterapia, por exemplo, só são oferecidos na unidade da Carlos Gomes”, afirma Sandra Gargur, subcoordenadora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

Para atendimento na Carlos Gomes e na Liberdade, o agendamento é exclusivamente presencial. “Já nas unidades de Amaralina e Vale das Pedrinhas, além de presencialmente, o paciente também pode marcar alguns procedimentos no posto de saúde mais próximo de casa, por meio do Sistema Vida”, pontua a subcoordenadora. Em todos os multicentros o agendamento só é feito no turno da tarde, das 13h às 17h.

Horários livres

O atendimento nas especialidades de cardiopediatria, endocrinopediatria, pneumologia, nefrologia e mastologia são os que o paciente consegue marcar com mais facilidade. “Esses serviços ainda possuem uma baixa procura e por isso chegam a sobrar vagas de um mês para o outro”, revela Sandra. De uma forma geral, o tempo máximo para conseguir agendar um procedimento é entre 30 e 45 dias.

Foi buscando o tratamento para um problema de estômago que a comerciante aposentada Ieda Correia, de 62 anos, chegou ao Multicentro da Carlos Gomes. “Eu ia bastante lá antes quando ainda era o posto do INPS [Instituto Nacional da Previdência Social, atual INSS], mas era muito difícil agendar consulta. Fiquei sabendo que já tinha sido reaberto e consegui atendimento”.

Após a consulta com médico clínico e gastroenterologista, Ieda já conseguiu também agendar e realizar uma bateria de exames cardiológicos no posto. “Já faz quase dez anos que não tenho condições de pagar assistência médica e, até por conta da minha idade, manter um plano é cada vez mais caro”, conta a aposentada, que chegou a madrugar na fila para marcar uma consulta ou esperei por meses para fazer um exame.

Desde que começou a ir na unidade de saúde da Carlos Gomes, Ieda não para de elogiar o atendimento. “Tá bem organizado e espero que continue assim. A gente já sai da consulta com os exames agendados. Até a farmácia melhorou: hoje consigo pegar de graça os meus remédios para a pressão”, completa.

O agendamento para as especialidades e exames atendidos pelos multicentros é feito presencialmente. No quadro ao lado, é possível conferir os atendimentos disponíveis em cada unidade e a documentação necessária para agendar a consulta ou procedimento.

Outro local onde a população consegue ter atendimento ambulatorial gratuito é na sede das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID), que oferece quase 40 especialidades médicas, com agendamento aberto todas as semanas, atendendo inclusive serviços de alta complexidade. Um deles é a cirurgia de implante coclear, realizada no núcleo de reabilitação auditiva. Já o Centro Especializado em Reabilitação é uma das poucas unidades do país habilitadas para serviços especializados nas quatro áreas de reabilitação de deficiências: auditiva, física, intelectual e visual. Recentemente, a unidade estruturou uma força-tarefa para atendimento ao crescente número de casos de bebês com microcefalia.

No âmbito estadual, o ambulatório do Hospital Roberto Santos oferece 103 especialidades à população, com atendimento prioritário para pacientes egressos da própria instituição. Apesar disso, a unidade disponibiliza consultas e procedimentos em diversas áreas, com facilidade de marcação em especialidades como dermatologia, psicologia, psiquiatria, fisioterapia e cirurgia plástica, por exemplo.

Confira locais de atendimento e serviços oferecidos:

Multicentro Amaralina

Consultas: Angiologia, Cardiologia Adulto e Pediátrica, Endocrinologia adulto e pediátrica, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia, Oftalmologia, Urologia

Exames e serviços terapêuticos: ECG, Laboratório, Doppler vascular, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Mapa, Holter 24 horas, Odontologia, Curativo, Vacina, Farmácia

Documentação necessária para agendamentos nos multicentros: RG, cartão do SUS de Salvador, Ficha de referência, Comprovante de residência, solicitação de exames (com nome do paciente, data, assinatura e carimbo do médico – validade 90 dias)

Multicentro Vale das Pedrinhas

Consultas: Angiologia, Cardiologia, Dermatologia Clínica, Endocrinologia adulto e pediátrica, Hematologia adulto e pediátrica, Hepatologia (hepatites virais), Mastologia, Oftalmologia e Urologia

Exames e serviços terapêuticos: ECG, Laboratório, Doppler vascular, Ultrassonografia geral, Raio X e Fisioterapia

Multicentro Carlos Gomes

Consultas: Angiologia, Cardiologia adulto e pediátrica, Dermatologia Clínica, Endocrinologia adulto e pediátrica, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia adulto e pediátrica, Hepatologia (hepatites virais), Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia

Exames e serviços terapêuticos: ECG, Laboratório, Doppler Vascular, Ecocardiograma, Mapa, Holter 24 horas, Teste Ergométrico, Eletroencefalograma, Ultrassonografia geral, Fisioterapia adulto e infantil, Fonoaudiologia, Audiometria, Curativo, Vacina e Farmácia

Multicentro Liberdade

Consultas: Angiologia, Cardiologia adulto e pediátrica, Dermatologia Clínica, Endocrinologia adulto e pediátrica, Gastroenterologia, Mastologia, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia, Pneumologia e Urologia.

Exames e serviços terapêuticos: ECG, Laboratório, Doppler vascular, Ecocardiograma, Mapa, Holter 24 horas, Ultrassonografia geral, Curativo, Vacina e Farmácia

Obras Sociais de Irmã Dulce – Osid

Alguns atendimentos disponíveis: Reabilitação auditiva, com cirurgia de implante coclear e adaptação de aparelhos auditivos (informações: 3310-1380/1381); reabilitação para deficiências auditiva, física, intelectual e visual (informações: 3310-1182/1285); acolhimento e tratamento de alcoolistas (informações: 3310-1195/1291); tratamento de fissuras labiopalatais (informações: 3310-1650/1661); tratamento de alta complexidade conta o câncer (informações: 3310-1370).

Documentação necessária para agendamentos: RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Com os documentos, a unidade irá emitir o Cartão Irmã Dulce, necessário para os agendamentos.

Ambulatório do Hospital Roberto Santos

Algumas especialidades disponíveis: Dermatologia, psicologia, psiquiatria, fisioterapia, cirurgia plástica, nefropediatria, alergologista pediátrico, hematologista pediátrico

Documentação necessária para agendamentos: RG, cartão do SUS e comprovante de residência, telefone de contato e solicitação médica.

Fonte: Correio 24 horas

Foto de capa: Almiro Loes/CORREIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *