Festa no mar: confira em tempo real tudo que acontece na festa de Iemanjá

Festa no mar: confira em tempo real tudo que acontece na festa de Iemanjá

Thiago Freire e Tailane Muniz/Correio 24 horas

Nesta quinta-feira (2) à tarde, milhares de pessoas vão assistir à saída das embarcações que levam os presentes a Iemanjá, na Praia do Rio Vermelho. Mas a festa da Rainha do Mar já começa hoje, às 7h. É quando o caramanchão da Colônia de Pescadores Z-1 é aberto para os presentes. O CORREIO preparou um guia com tudo que você precisa saber da festa.

Fizemos ainda um mapa interativo com todos os pontos importantes, como pontos de ônibus, módulo de saúde, postos policiais e até sanitários químicos. Os pontos estão separados por categoria e é possível marcar e desmarcar o que você quer ver (veja abaixo).

Odoyá CORREIO: playlist reúne músicas que celebram Iemanjá

(Foto: Arquivo CORREIO)

Expectativa
Na manhã desta terça-feira (31), alguns presentes já eram vistos na Casa de Iemanjá. O trânsito de pessoas se misturava ao vai e vem de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que trabalhavam para fazer os últimos ajustes do barracão, montado em frente à colônia.

A expectativa do pescador Edson dos Santos, 56 anos, é de que a festa seja um sucesso de público e oferendas. “Alguns já vieram e deixaram os presentes antes de ir pro trabalho, mas movimento mesmo só mais tarde. Começamos a receber o grande público a partir da meia-noite”, diz.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Marcos Souza, o Branco, que organiza os festejos, concorda. “O interesse da população sempre aumenta, diferente de outras festas populares, que foram se acabando em decorrência da violência”, opina.

Encantada, a pedagoga paulista Sueli Stellas, 57, admirava as primeiras oferendas que chegaram para Iemanjá. “Infelizmente, não vou poder ficar para a festa. É uma pena, de verdade. Adoro a santa, uma amiga baiana me contou a história dela e, há anos, tento permanecer, mas nunca consigo”, disse Sueli, que estava no bairro acompanhada do marido.

Programação
Abaixo a programação oficial fornecida pela Colônia de Pescadores Z-1. O prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa ainda não confirmaram participação no evento.

01/02:

  • 7h: abertura do caramanchão;

02/02:

  • 2h30: entrega do presente a Oxum no Dique do Tororó;
  • 5h: chegada do presente principal para Iemanjá;
  • 5h: alvorada de fogos de artifício;
  • 15h30: saída do presente principal;
  • 18h: encerramento da festa religiosa;

Preparativos
Para garantir o funcionamento da festa, que costuma ter em torno de 400 mil participantes, a prefeitura de Salvador prepara um esquema especial, com participação de equipes de quase todas as secretarias. O tráfego de veículos será desviado no início das ruas da Paciência e Conselheiro Pedro Luiz, e no fim da Avenida Cardeal da Silva e Rua Oswaldo Cruz (ver mapa). Os bloqueios começam às 4h de amanhã e terminam às 6h de sexta-feira (3).

No trecho bloqueado, a prefeitura vai montar um módulo de saúde, mais de 200 sanitários químicos, além de um posto de salvamento marítimo. Cerca de 160 agentes da Guarda Municipal vão ajudar a garantir a segurança no circuito da festa. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA) disponibilizou mais de 900 policiais para os festejos, além de 115 bombeiros militares.

Para chegar e sair da festa, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) prolongou a operação de 12 linhas de ônibus, que terão coletivos até meia-noite de sexta-feira. As linhas ainda terão nove veículos a mais que o normal. Os coletivos terão itinerário modificado. Veja o serviço completo abaixo.

Ônibus
Doze linhas de ônibus terão horário prolongado para atender a quem vai ao evento. As linhas com última faixa até 0h da sexta-feira são:

CÓDIGO

LINHA

1538

Conj. Pirajá I – Pituba

1643

Faz. Coutos – Pituba

1645

A. de Santa Terezinha / Rio Sena – Pituba

1622

Alto do Cabrito /B.V.Lobato – Pituba

0914

Vale dos Rios / Stiep R3

0728

Nordeste – Ribeira

0102

Barbalho – Iguatemi

0426

Santa Mônica – Pituba

1386

N. Brasília/Jd. N. Esperança / 7 de Abril – Barra

1231

Sussuarana – Barra R2

1129

Cabula VI – Pituba

1220

Mata Escura – Pituba

Modificações nas linhas

Todos os ônibus que passariam no trajeto da festa vão até o retorno do Bompreço do Rio Vermelho.

  • As linhas que trafegam no sentido Rio Vermelho/Ondina, com origem na Rua Visconde Itaboraí e com destino Av. Centenário, Barra ou Rua Ademar de Barros(Garibaldi) farão o seguinte trajeto: Retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça N. Sra da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retorno Comercial Ramos,Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, Av. Garibaldi, retorno próximo ao Hospital Jorge Valente, Av. Garibaldi, Rua Bartolomeu de Gusmão, Av. Presidente Vargas e daí seguem seu itinerário normal neste sentido;
  • As linhas que saem da Rua Visconde Itaboraí (Nordeste de Amaralina) com destino à Av. Vasco da Gama ou Garibaldi vão seguir o roteiro: Retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça N. Sra. da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retorno Comercial Ramos, Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia e daí seguem seu itinerário normal neste sentido;
  • As linhas que vêm da Rua Visconde Itaboraí (Nordeste de Amaralina) com destino à Av. Cardeal da Silva vão fazer o seguinte percurso: Retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça N. Sra. da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retorno Comercial Ramos,Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, Av. Garibaldi, retorno próximo Hospital Jorge Valente, Av. Garibaldi, Ladeira de acesso a TV Itapuã, Rua Caetano Moura e então seguem o roteiro habitual;
  • As linhas que trafegam no sentido Ondina/Rio Vermelho, com origem Barra, Av. Centenário, Rua Ademar de Barros e Cardeal da Silva com destino Av. Presidente Vargas, Rua da Paciência,  Largo da Mariquita, Orla vão fazer o itinerário: Av. Presidente Vargas, Rua Euricles de Matos, Av. Garibaldi, Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retorno no Bompreço e daí seguem seu roteiro normal;
  • As  linhas om origem da Av. Garibaldi ou Vasco da Gama com destino a rua Conselheiro Pedro Luis/Largo da Mariquita  farão o seguinte itinerário: Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retorno no Bompreço,  seguem seu itinerário normal neste sentido.

Estacionamentos
Dois estacionamentos da Zona Azul estarão funcionando. Um na Avenida Juracy Magalhães Jr., com 80 vagas; e outro na Praça Brigadeiro Faria Rocha, com 20 vagas. Os demais estarão fechados.

Sanitários
Serão 225 sanitários químicos na Av. Juracy Magalhães, R. Guedes Cabral, R. Borges dos Reis, R. Vieira Lopes, R. Potiguares, Vila Caramuru, R. Conselheiro Pedro Luiz, R. Prof. Francisco de Menezes, e Praça Brigadeiro Faria Rocha.

Saúde
Haverá um módulo assistencial na Rua Vieira Lopes, que funcionará das 10h às 22h. Serão seis leitos, dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos, além de uma ambulância do Samu 192.

Segurança
Serão três Postos de Comando – na Trav. Lydio Mesquita, Rua Guedes Cabral e Praça Colombo -, um posto da Polícia Civil no Largo de Santana e dois dos Bombeiros – na Mariquita e na Paciência. Também haverá um posto de salvamento marítimo, na Praia do Rio Vermelho.

 Fonte: Correio 24 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *