A Rádio

A Vera Cruz FM – 87,9 – é a emissora de rádio do município de Vera Cruz, localizado na Ilha de Itaparica – Baía de Todos os Santos – Região Metropolitana de Salvador, na Bahia.

A emissora é vinculada à Associação Rádio Comunitária de Vera Cruz, fundada em setembro de 1998 com a finalidade de produzir e veicular material jornalístico, educacional e cultural através de radiodifusão conforme legislação específica de RADCOM.

A Vera Cruz FM e a Associação Rádio Comunitária de Vera Cruz têm como principais objetivos:

* Difundir ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais das comunidades de Vera Cuz, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social;

* Prestar serviços de utilidade pública;

* Contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação de jornalistas e radialistas;

* Permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão e na prática efetiva da cidadania;

* Estimular o processo de tomada de consciência das pessoas para as questões do meio ambiente, sustentabilidade, saúde e bem estar, cultura da paz, igualdade e harmonia entre todos.

A emissora começou a operar em 2004, conforme autorização de Uso de Radiofrequência da Anatel, utilizando a frequência 87,9 MHz, canal 200 da faixa de FM e Prefixo ZYS582.

Durante os vários anos de atuação, a emissora teve outras denominações – Caramuru FM e Portal FM – e vários voluntários e colaboradores que contribuíram para seu crescimento e aperfeiçoamento.

A partir de 2016, com a denominação PORTAL FM – na gestão que durou até outubro desse ano a emissora passou por um processo de modernização e reorganização, com nova sede e novos equipamentos e colaboradores. O então gestor de empresas e radialista Roberto Figueiredo assumiu a direção da rádio, trazendo novas ideias e conceitos.

Desde novembro desse ano, com a renúncia do diretor-presidente Roberto Figueiredo, assumiu a presidência o jornalista e radialista Victor Vargas – que sugeriu e aprovou a manutenção da estrutura moderna e funcional, voltou com a denominação original de Vera Cruz FM, com avanços na qualidade do som e uma nova programação.

Com a nova gestão, a programação da rádio ficou ainda mais diversificada, com a participação de radialistas de Vera Cruz, sempre valorizando a cultura local e a musicalidade e a arte do povo do Recôncavo, da Bahia e do Brasil.

A Vera Cruz FM quer aproximar a rádio da população do município de Vera Cruz e da Ilha de Itaparica, estimulando a participação de todos e sendo um veículo efetivo de transformação social, cultural e desenvolvimento humano.